O que é Remarketing e como funciona?

Google Adwords Remarketing

Você já teve a sensação de que o mesmo banner está aparecendo em todos os sites que você navega? Não, você não está ficando louco, essa “perseguição” é proposital! Há inúmeras tecnologias no mercado digital que permitem esse tipo de ação. Neste post, vamos falar especificamente do Google Adwords.

Remarketing - Rede de Display Google

Remarketing – Rede de Display Google

O remarketing é uma ferramenta do Adwords que te ajuda atingir usuários que já passaram por seu site. O objetivo é mostrar anúncios para os que já visitaram seu site / e-commerce enquanto navegam em outros sites; esse tipo de campanha é uma segmentação por behavior (ou seja, segmentação comportamental). A ferramenta te permite criar grupos de usuários de acordo com seu interesse.

Por exemplo, depois da criação de um e-commerce que vende (por exemplo) produtos esportivos recebe um usuário que pesquisa por “tênis de corrida“. Esse possível cliente navega em várias categorias e marcas de “tênis para corrida“.

Se você colocou a Tag do Remarketing nessa página de “tênis para corrida“, você consegue direcionar publicidade aos usuários que a visitaram. Será gravado um cookie no computador do usuário (é uma marca como se fosse um carimbo digital para memorizar que aquele computador já passou pelo seu site). Neste caso, será o grupo dos interessados em “tênis para corrida“.

Quando o grupo tiver um volume interessante de cookies gravados, é hora de ativar a campanha: você faz um banner especial, às vezes até promocional, somente sobre ‘tênis para corrida’ para atingir os mesmos usuários que já tiveram interesse nesse produto. A partir daí, não importa em qual site o usuário navegue, seu banner aparecerá para ele.

 

Como funciona?

Gere uma Tag de Remarketing e instale nas páginas que você deseja criar a lista de remarketing. Todos que visitarem as páginas tageadas terão um cookie gravado, assim quando chegar a um número satisfatório ative sua campanha.

Observação: Se o usuário apagar o cookie você não conseguirá atingi-lo pelo remarketing. De acordo com estudos da ComScore, aproximadamente 33% de usuários da Internet excluiu seus cookies de usuários em um mês, já a taxa de usuários que deletam os cookies de terceiros pode chegar a 43% no Brasil.

  • Dica 1: Faça uma lista de usuário para cada produto ou setor, que mostre exatamente o que o cliente procurou.
  • Dica 2: Abuse da sazonalidade no anúncio (promoções, descontos, feriados, eventos, etc), aumentando o interesse pelo seu produto ou serviço.
  • Dica 3: O remarketing funciona no sistema de leilão (CPM e CPC), o mais indicado e utilizado é o lance CPC (custo por clique).
  • Dica 4: É muito interessante estar à frente no leilão, pois estará mostrando seu anúncio para quem demonstrou interesse pelo seu produto.

Em remarketing não use restrições, nessa campanha você estará impactando apenas pessoas que visitaram seu site, então, excluindo as restrições você provavelmente atingirá mais pessoas (exemplo de restrição: geográfica, idioma, etc.), veja o infográfico criado especialmente para o assunto: Descomplicando o Remarketing

Vídeo explicativo Google Brasil

Texto Escrito por: Luciana Maryllac @maryllac e Flávio Sarto @kurtzin

 

 

Surgiu uma dúvida no Grupo do Facebook do SearchCast, e resolvemos adicionar o conteúdo dessa discussão aqui para completar o post:

Márcio Silveira perguntou:

Parabéns, belo artigo Luciana Maryllac! Uma dúvida que tenho e ainda não encontrei resposta é: se o cliente visitar a página várias vezes durante o período de validade do cookie, este cookie será renovado? Sobrescrito com nova data? Sabes alguma coisa a respeito?

Luciana Maryllac respondeu:

Temos dois casos: renovação de cookies e vida útil dos cookies. A ferramenta diz armazenar por 30 dias, mas já vi casos com deley de até 90 dias. A vida útil do cookie é de 30 dias!

Tanto que, neste caso da ferramenta do Adwords, o Googlerecomenda que antes de instalar o remkt o site receba no mínimo 50 mil unique visitors/mês, justamente para num período de 30 dias vc ter um número expressivo de cookies e poder desenvolver listas/grupos de remarketings de qualidade.Lembrando que cada lista/grupo deve ter sua Tag ou Código (chamada de “etiqueta de remkt”) específico, que é gerado lá no Google Adwords mesmo.

Quando vc formar essas listas/grupos o sistema é outro, pois o cookie já foi gravado e o usuário já fará parte do seu grupo. Se algum usuário clicar na sua peça de remkt o cookie dele será renovado por + 30 dias, e assim vai indo… Os cookies dos usuários que não clicarem nas peças de remkt ‘morrem’ e são extintos automaticamente da sua lista.

Ajudei?? Respondi sua dúvida?? Abs ^^

Márcio Silveira retornou:

Muito! Não sabia que o cookie era renovado quando a peça fosse clicada e somente nesses casos. Cabe uma revisão na estratégia. Brigadão! Abraço.

 

Comentários

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Autor: RS Web Interactive

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5 Comentários

  1. Nossa Parabéns pelo Post!
    Estava pensando em escrever sobre RemarKeting hoje!
    É uma estratégia pouco utilizada pelos PME.
    Sucesso!!

    Post a Reply
  2. Bacana o post! Finalmente deu uma luz pra mim! Agora, estive verificando alguns sites que o remarketing nao funciona! E possivel bloquear o remarketing?!
    Abracos!

    Parabens pelo post! :)

    Post a Reply
    • Oi Helen! Hoje quase todos os sites trabalham com cookies. Se vc achar algum plugin para bloquear, praticamente não conseguirá navegar na internet. Se você fica incomodada com os cookies, o mais recomendável é fazer limpeza (de disco e de histórico de navegação) todos os dias :)

  3. Muito boa essa matéria, a questão do remarketing é mais importante do que a gente imagina.

    Post a Reply
    • Obrigada Fabio!! É super importante reconquistarmos nossos visitantes oferecendo a eles exatamente aquilo que buscaram :) E o remkt nos permite isso.

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  1. Aposte do remarketing da sua empresa | Blog da KingHost - [...] TweetShareFonte: Ecommerce News, Google, AgênciaRS [...]

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