EdgeRank – ferramenta de rankeamento do Facebook

14 fev/11

Muito tem se falado a respeito do EdgeRank que é a ferramenta de rankeamento do Facebook, mas os algoritmos já são usados há muito tempo pela rede social. O EdgeRank nada mais é do que o PageRank do Google, só que no Facebook. A ferramenta  nos permite mensurar o quanto uma página é importante e popular para o usuário, quer dizer, permite ao Facebook calcular a importância para o seu usuário e assim disponibilizar o conteúdo que será mostrado no Feed de Notícias daquela pessoa.

Antes de qualquer coisa, uma definição importante: quando você interage com uma pessoa dá-se o nome de Edge Facebook e existem variados graus de interação: comentar, curtir, marcar foto…

O cálculo do EdgeRank é feito com base em três fatores básicos:

 

1- O quanto você interage com determinado usuário: Se você envia mensagens frequentemente para um amigo, marca ele em fotos e vice-versa, automaticamente vocês terão uma pontuação maior um na página do outro do que velhos amigos que mal estejam se falando na rede.

2- O tipo de interação que você tem com aquele usuário: comentar a foto de um amigo é mais relevante do que curtir, por exemplo.

3- O tempo é o terceiro, porém não menos importante fator: quanto mais tempo você fica sem interagir com uma pessoa, menor sua chance de aparecer no Feed de Notícias dela e vice-versa.

Fonte Imagem: Advanced Fan Page Solutions

Esses três fatores são devidamente multiplicados resultando no Edge Facebook. Por exemplo, um comentário é multiplicado pela quantidade de vezes que você comentou na página da pessoa e assim por diante. Assim, quanto maior o resultado, maior seu EdgeRank e sua chance de ficar à frente no Feed de Notícias de um usuário.

O Facebook também dá maior importância às pessoas que criam postagens, pois isso possibilita que outras pessoas curtam, comentem… fazendo com que o ciclo do Facebook não se rompa. Além do mais, assim você pode aparecer na página do seu amigo antes que alguém tenha interagido com ele.

Segundo os engenheiros do Facebook esses cálculos são feitos para que o usuário não fique sobrecarregado de informações, coisa que o Google também faz e tantas outras ferramentas por aí. Se é errado ou não, não posso afirmar, mas é bom relembrar que cookies já existem há muito mais tempo do que o Google ou Facebook.

Analista de Social Media na RS Web Interactive, formada em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP e eterna aprendiz apaixonada por Social Media e SEO :)

Veja Também:

Veja como ter sua foto nos comentários:

1. Vá até o site: inserir avatar e siga o passo-a-passo.

2. Coloque o e-mail do cadastro que você ira utilizar nos comentários aqui.

3. Complete o cadastro e use o mesmo e-mail na hora de comentar.

3 comentários

  1. Patricia /

    como usar essa informação para ver no meu face quais sao os perfis q mais acesso???

  2. camilla /

    nao sei o que diser

Deixe uma resposta

Fechar
Você chegou \o/
Ajude-nos com +1 curtir